Proposta Pedagógica

A FourC é uma escola bilíngue de Ensino Infantil e Fundamental que propõe um aprendizado efetivo e dinâmico para formar o cidadão do futuro.

É uma escola brasileira bilíngue e segue a estrutura curricular estipulada pelo MEC. A unidade de ensino tem como base importantes pilares educacionais para a boa formação do homem: Colaboração, Cidadania, Pensamento Crítico e Cultura, os quatro “cês” que dão nome à FourC.

Confira agora algumas das propostas da escola, MAS O MAIS IMPORTANTE É QUE VOCÊ VENHA VISITAR A ESCOLA. Para isso há um espaço disponível no site para agendamentos. Estamos aguardando a sua visita!

HORÁRIOS

O horário curricular é das 8h às 15h40. O almoço e lanches são fornecidos pela Escola.

Há também o Horário Estendido – das 15h50 às 17h40, onde alunos e pais podem optar por atividades como informática, dança, vôlei, xadrez, capoeira, piano, robótica, teclado, basquete, judô, natação, futsal, guitarra, violão, tênis, jardinagem, culinária, violino, teatro, coral, yoga, atividade circense, jovem cientista, entre outras.

CICLO INFANTIL
Ciclo Infantil I – crianças de 1,5 (um ano e meio a 2,5 (dois anos e meio) 80%de língua portuguesa e 20% de língua inglesa
Ciclo infantil II – crianças de 3 a 5  anos 20%de língua portuguesa e 80% de língua inglesa
CICLO PRIMÁRIO
Ciclo Primário I – crianças de 6, 7 e 8 anos 60% de língua portuguesa e 40% de língua inglesa
Ciclo Primário II – crianças de 9 e 10 anos 60% de língua portuguesa e 40% de língua inglesa
CICLO FUNDAMENTAL II
6°, 7°, 8° e 9°ano. 60% de língua portuguesa e 40% de língua inglesa
ENSINO MÉDIO BILÍNGUE BRASILEIRO (com certificado nacional bilíngue)
Da 1ª a 3ª série. Período Integral – das 7h30 às 17h20 70 a 80% de língua portuguesa e 20 a 30% de língua inglesa
HIGH SCHOOL (integrado ao Ensino Médio e com certificado internacional expedido por University of Missouri )
Do 9º ano à 3ª série. Mesmo horário do EM. 100% de língua inglesa
AMBIENTES EDUCATIVOS

Na FourC, todos os ambientes estão projetados para um espaço de aprendizagem. Para isso, adotamos o VISUAL LEARNING, onde o processo de aprendizagem pode ser visualizado nas paredes da sala, através de cartazes, exposição de desenhos e fotos. Assim, o aluno pode acompanhar o próprio desenvolvimento como um processo, além de buscar o seu aprendizado, exercitando a autonomia.

DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS

Na FourC, parte da avaliação é feita por meio da apresentação de projetos dos alunos, estimulando a habilidade de pesquisar, estudar e buscar respostas. Assim, a AVALIAÇÃO é feita por competências desenvolvidas e objetivos alcançados. Vale destacar que, na FourC, a avaliação é processual, progressiva e contínua. O projeto permite níveis mais profundos de pensamentos e o processo de criação e análise torna a aprendizagem contrata, divertida e para sempre.

TEMAS TRIMESTRAIS E A INTERDISCIPLINARIDADE

A FourC trabalha de modo interdisciplinar, voltada para projetos e para a criação do aluno. Assim, trimestralmente é estudado um tema central em toda a escola, e todas as disciplinas abordam esse tema. Os temas proporcionam a convergência da INTERDISCIPLINARIDADE de trabalho das grandes áreas de conhecimento. Assim, as disciplinas de ciências naturais e sociais, se fundem com Matemática, Português/Inglês, Geografia, Artes, História, Música e etc. Os alunos trabalham conteúdos sugeridos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais baseados no tema do trimestre.

PRÁTICAS COLABORATIVAS

No período integral, o aluno aprende com AUTONOMIA E COLABORAÇÃO, desenvolvendo suas potencialidades, e ao mesmo tempo, recebe o estímulo à curiosidade natural. A discussão de ideias de forma profunda deve desdobrar-se em conhecimento capaz de ampliar as escolhas e a capacidade de decisão.

A FourC entende que os resultados necessários para um aluno estar bem preparado e feliz, só serão alcançados quando ele consegue ter visão, disposição e pensamento crítico que o torne capaz de entender as escolhas e oportunidade da vida.

4C`s – Cidadania, Pensamento Crítico, Cultura e Colaboração.

“Não se pode esperar resultados diferentes, fazendo as coisas da mesma forma.”

Albert Einsten