Ensino Médio Bilíngue

Segundo a legislação e os Parâmetros Curriculares, o Ensino Médio consolida a formação geral do educando, integrando e finalizando a etapa da Educação Básica. É a etapa de aprimoramento do educando como pessoa humana, de aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental para continuar aprendendo e de preparação básica para o trabalho e a cidadania.

Isso significa que o Ensino Médio passa a integrar a etapa do processo educacional que a Nação considera básica para o exercício da cidadania, base para o acesso às atividades produtivas, para o prosseguimento nos níveis mais elevados e complexos de educação e para o desenvolvimento pessoal, referido à sua interação com a sociedade e sua plena inserção nela, ou seja, que “tem por finalidades desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores” (Art.22, Lei nº 9.394/96).

organização curricular do Ensino Médio, na FourC, é orientada pelos pressupostos:

I – visão orgânica do conhecimento, afinada com as rápidas transformações que o acesso à informação causa no modo de abordar, analisar, explicar e prever a realidade;

II – organização e tratamento dos conteúdos do ensino e das situações de aprendizagem, de modo a destacar as múltiplas interações entre as disciplinas do currículo;

III – abertura e sensibilidade para identificar as relações que existem entre os conteúdos do ensino e das situações de aprendizagem e os muitos contextos de vida social e pessoal, de modo a estabelecer uma relação ativa entre o educando e o objeto do conhecimento e a desenvolver a capacidade de relacionar o aprendido com o observado, a teoria com suas consequências e as aplicações práticas;

IV – reconhecimento das linguagens como formas de constituição dos conhecimentos e das identidades e como o elemento-chave para constituir os significados, conceitos, relações, condutas e valores;

V – reconhecimento e aceitação de que o conhecimento é uma construção coletiva, forjada sociointerativamente na sala de aula, no trabalho, na família e em todas as demais formas de convivência;

VI – reconhecimento de que a aprendizagem mobiliza afetos, emoções e relações com seus pares, além das cognições e habilidades intelectuais.

Visão de mundo

A base do estudante FourC para o estudo no Ensino Médio são as habilidades em criar soluções e desenvolver a sua autonomia. Busca-se a sólida base cultural, cientifica e linguística das disciplinas. O trabalho é ampliar os pensamentos e a compreensão do mundo e preparar para a entrada nas faculdades. Porém, a preparação para o vestibular é a preparação do indivíduo para as suas escolhas, que vão além dos conteúdos programáticos, resultando em entendimento, consciência e comprometimento com esta importante fase de vida.

O indivíduo

A FourC estimula os jovens a se conhecerem, a assumirem sua individualidade, seus atos e sonhos, a se prepararem para uma vida saudável e de qualidade, com realizações pessoais. Conscientiza o trabalho do autocontrole para lidar com desafios e frustrações nessa fase de indefinição da vida adulta. Propõe um estudo nesse sentido e trabalha a consciência de suas responsabilidades social e ambiental, na busca de uma atitude empreendedora.

Interdisciplinaridade

A Escola também desenvolve atividades para que o aluno aprenda a buscar o conhecimento, fazendo as conexões interdisciplinares, criando estratégias para compreender, guardar e recriar o que aprendeu, respondendo e elaborando questões essenciais, pesquisando em amplo material de apoio pedagógico e se engajando em projetos empreendedores e sustentáveis. Além de aprender o conteúdo, os alunos FourC aprendem a necessidade, a finalidade e a utilidade do mesmo.

Duas certificações

O Ensino Médio FourC é bilíngue e apresenta duas certificações: uma certificação nacional pelo Ensino Médio brasileiro e um diploma internacional pelo High School, (University of Missouri ).

São duas opções para o ingresso no Ensino Médio FourC:

1ª – fazer o Ensino Médio bilíngue brasileiro, concomitante ao High School;

2ª – fazer exclusivamente o Ensino Médio bilíngue brasileiro.

São características do Ensino Médio FourC:

  • Capacidade de compreender, de pensar, de analisar e de expressar suas opiniões nas duas línguas, com domínio dos conceitos científicos e matemático;
  • Material didático de qualidade para aprofundamento dos conteúdos a serem estudados;
  • Expressão artística visual, dramática e musical;
  • Conhecimento sobre profissões, carreiras e atualidades econômicas, políticas e socioculturais, para vislumbrar realidades de atuação na vida adulta;
  • Preparação para as provas do ENEM e dos vestibulares de conceituadas universidades;
  • Viagens de estudos dentro (Ensino Médio) e fora do país (High School);
  • Envolvimento com o esporte, com a alimentação saudável, buscando a qualidade de vida;
  • Visitas a universidades e empresas para vivenciar o mundo acadêmico e de trabalho.