Ensino Fundamental

Se a Educação infantil é a etapa mais importante para se iniciar uma educação transformadora, o Ensino Fundamental, como o próprio nome diz, alicerça os fundamentos necessários para que esta educação se consolide e garanta uma base segura para todo o caminhar futuro.

É no Ensino Fundamental que a criança estabelece vínculos permanentes com o prazer de aprender. É no Ensino Fundamental que se consolida o encantamento pela descoberta e pelo gosto de “aprender para sempre”. Nesta fase, todo o processo educacional é realizado com o cuidado de propiciar o reconhecimento de que o aprender demanda esforço, persistência, alta expectativa no produto final e de que é extremamente satisfatório e prazeroso saber-se capaz de novas aprendizagens e de constatar a sua própria evolução.

Todo o trabalho no Ensino Fundamental reveste-se de um reconhecimento de que o resultado final demanda esforços, um refazer contínuo e uma melhoria a cada nova tentativa. O aprender necessita de um processo, que se inicia com um questionamento, continua com o refazer constante e termina com um produto em que se verificou a constante busca pela excelência. E essa excelência é garantida quando colaboro e recebo colaboração dos que estão comigo nesta busca.

É no Ensino Fundamental que os laços sociais, além dos familiares, são estreitados e estendidos. Aprender, nesta etapa, é aprender com o outro, é compartilhar, é colaborar. Propiciar uma educação fundamentada no “aprender e ensinar para sempre” fortalece a concepção de que a educação serve ao propósito essencial da evolução de todos. Interessa despertar na criança o gosto por aprender e por ensinar. Repartir conhecimento é multiplicar o seu.

E no Ensino Fundamental estimulamos uma aprendizagem baseada no método científico de busca, de questionamentos, de confirmações e negativas, de confrontações, de verificações, de apresentação de resultados, de compartilhamento. Nossos centros de estudos integram os conteúdos e as disciplinas para a convergência da aprendizagem do conhecimento. As disciplinas estão integradas e os professores trabalham em colaboração, participando, ao mesmo tempo, de uma atividade específica. Nossos alunos estudam não para a próxima prova, mas para a compreensão profunda dos temas que estão desenvolvendo. A prova é mais uma das evidências do conhecimento adquirido e compartilhado. Interessa-nos trabalhar no Ensino Fundamental de forma a propiciar atividades contextualizadas, de sentido para o aluno, com um propósito coerente ao que será realizado.

Assim como na Educação Infantil, no Ensino Fundamental desenvolvemos todo o trabalho baseado nas oito inteligências múltiplas, no processo de visual learning, nas atividades baseadas em projetos e na educação autônoma e responsável. Todo o nosso projeto educativo consolida-se nos quatro fundamentos de nossa Escola: a colaboração, a cultura, a cidadania e o pensamento crítico. “Aprender para sempre” na Educação fundamental significa reconhecer-se como alguém capaz de buscar autonomamente o conhecimento e compartilhá-lo para o seu aprimoramento e o de seus pares.