Educação Infantil

A aprendizagem na Educação Infantil acontece de forma experimental, ou seja, a criança necessita fazer e fazendo vai construindo os seus conceitos. A melhor forma de se aprender na infância é através das brincadeiras. E essas brincadeiras formam o alicerce para o seu futuro linguístico, de raciocínio, de lógica, de inserção no mundo. As brincadeiras no Ensino Infantil têm um propósito, são planejadas e acompanhadas para que, de forma lúdica, a aprendizagem se consolide. Por meio das brincadeiras, as crianças evidenciam seus sentimentos, seu entendimento de mundo, suas descobertas, suas construções. Quando bem orientadas e acompanhadas, elas não são “passatempo” e sim a forma mais consistente e genuína de aprendizagem.

Na Educação Infantil, a criança está ávida e aberta às novas experiências e descobertas. Seus erros são considerados tentativas e é mediante essas tentativas que a aprendizagem acontece. Tentar várias vezes faz parte de sua aprendizagem. A criança arrisca, persiste, esforça-se, sem a crítica e a vergonha que mais tarde inibe e desestimula as suas ações. E essa abertura natural para a exploração é a chave para propiciar uma educação transformadora.

Até mesmo a aprendizagem de uma segunda língua é muito mais fácil e interessante se iniciada na Educação Infantil. Quanto mais cedo, mais natural. A criança começa a aprender uma segunda língua como se fosse a materna, como uma expansão de seu conhecimento linguístico, sem se dar conta de que é uma “outra língua”. Quando fica maior, já tem o domínio da segunda língua sem saber exatamente como aprendeu e sem o esforço rigoroso que é necessário para a sua aquisição em idades mais avançadas.

Na FourC, associamos essa capacidade espontânea e facilitadora de aprender da infância com o desenvolvimento das 8 inteligências múltiplas, com o processo de visual learning, com as atividades baseadas em projetos e a educação autônoma e responsável. E baseamos todo o nosso projeto educativo nos quatro fundamentos de nossa Escola: a colaboração, a cultura, a cidadania e o pensamento crítico. “Aprender para sempre” na Educação Infantil significa valer-se desse potencial aberto de aprendizagem e propiciar esta etapa de vida com recursos educativos fundamentados em práticas e teorias consolidadas.

Por tudo isso, consideramos ser o melhor investimento na educação de alguém a iniciação na Educação Infantil. É onde devemos concentrar nossos maiores esforços. Quanto mais cedo melhor e mais definitivo. A sólida formação no início da vida é a certeza de que as melhores sementes serão lançadas e que se transformarão nos melhores frutos. Nenhum investimento posterior se compara ao investimento realizado na Educação infantil.