Calendário

Durante o ano letivo realizamos diversas atividades e eventos na escola (passe o mouse sobre os eventos para saber mais detalhes). Veja:

Open House Inicial:

Open House é um evento FourC que tem como objetivo abrir as portas para pais e familiares, num aconchegante momento de conhecimento da dinâmica escolar. São eventos agendados em calendário e que acontece no primeiro dia de aula (Open House Inicial) e nos meses em que não há reunião individual de pais (Open House Mensal).

Carnaval:

O Carnaval na FourC tem o foco no estudo histórico e cultural e faz parte do planejamento trimestral. Suas origens, a questão da mobilidade da data, as características regionais e as suas particularidades e curiosidades são estudadas por todos os alunos.

Cada ciclo ou ano escolhe um tema norteador para apresentação e compartilhamento de suas ideias criativas com os colegas da Escola.Todo o trabalho de estudo e confecção de fantasias, de adereços e de máscaras é feito na Escola. Crianças e adolescentes não vêm fantasiados de casa. Os alunos apresentam os seus trabalhos para os colegas, num grande desfile no Ginásio.
É um evento interno, isto é, não tem a participação dos pais e familiares no momento da apresentação, por ainda estarmos nas seis primeiras semanas de adaptação.

Bazar Limpa a Casa:

O Bazar Limpa a Casa é um evento de solidariedade e que envolve toda a comunidade educativa. Pais, alunos e funcionários são mobilizados a realizar uma grande ação social, envolvendo as atitudes de DOAR, ORGANIZAR, VENDER, COMPRAR, DOAR. A doação é o começo e o final de todo o processo e o sentido maior do evento.Tudo tem início com uma campanha de doação de roupas, bolsas, sapatos, acessórios, objetos de decoração, brinquedos, livros, utensílios, aparelhos eletroeletrônicos etc.Pais e funcionários separam as peças doadas, colocam preços e organizam o bazar no Ginásio. O Bazar é aberto ao público das 9h às 12h30.A Associação 4C, representada por pais e funcionários, decide quais instituições serão ajudadas com o dinheiro arrecadado na venda das peças doadas. São comprados os artigos pedidos pelas instituições escolhidas e as crianças vão entregar e interagir com as pessoas que vivem nessas comunidades (geralmente creches, abrigos, asilos).

Sleepover:

O Sleepover é um evento para divertir e encantar as crianças numa gostosa noite na Escola. Ele acontece das18h na sexta-feira às10h da manhã de sábado. Esse evento é agendado, geralmente no primeiro semestre.

Os objetivos são:

  1. gostar de aprender em outros momentos e de outras formas;
  2. estreitar os vínculos de afeto e amizade entre os colegas;
  3. realizar atividades lúdicas de cooperação, de desafios e de superação.

Festa da Família:

Evento para homenagear as mães e os pais. São apresentações artísticas, oficinas e atividades para o entretenimento de pais e filhos. Todos se divertem e passam algumas horas bem gostosas juntos.

Apresentações das atividades do Horário Estendido:

Os estudantes que ficam depois do horário regular de aula, fazendo as diversas atividades que a Escola oferece em seu “Horário Estendido”, apresentam, ao final de cada semestre, em horário determinado, as competências que desenvolveram nessas “aulas” específicas, para a plateia de pais e convidados. São bonitas apresentações artísticas e esportivas. Durante uma semana e por dois sábados pela manhã, os estudantes dançam, cantam, tocam instrumentos musicais, fazem apresentações esportivas ou expõem seus trabalhos criativos.

Festa Cultural:

A Festa Cultural, como o próprio nome diz, tem o propósito de estimular o aspecto cultural e regional de determinadas localidades, dependendo do estudo que os alunos estão fazendo em cada ano e de evidenciar, de forma artística, o tema trimestral trabalhado. Não tem conotação religiosa.

O sentido da festa é o fortalecimento da metodologia FourC. Mantemos a tradição cultural e propiciamos o envolvimento de todos em todas as etapas da festa. Pais, alunos e funcionários ficam empenhados na preparação, organização e realização do evento. Todos são convidados a dar sua parcela de contribuição no planejamento, execução e desmontagem da Festa.

Outubro: Bazar da criança

O Bazar da Criança é um evento realizado no mês de outubro, somente para os nossos alunos, com o objetivo de estimular a colaboração e a partilha. A intenção é que as crianças comemorem o seu mês sem a ideia de que vão ganhar brinquedos novos, comprados em lojas. Elas podem ganhar “novos” brinquedos que elas mesmas ajudaram a selecionar e a compartilhar.

Os estudantes se envolvem em uma atividade empreendedora de preparar um ambiente para a compra e a venda de brinquedos usados. Eles doam brinquedos e livros em bom estado de conservação e compram, eles mesmos, dos colegas. O dinheiro arrecadado é revertido em ações sociais com crianças carentes, e eles se envolvem também nesta atividade.

O Bazar é todo organizado pelos próprios alunos. Eles são responsáveis pela montagem e desmontagem. Com isso, aprendem a diferença entre querer e precisar, entre gastar por impulso e gastar com consciência, satisfazendo o desejo de um jeito mais consciente. E ajudam outras crianças a terem também o seu “Mês” com mais alegria.

Toda a dinâmica do Bazar (compra e venda) é feita na língua inglesa, para estimular a fluência em ambientes informais, com o acompanhamento dos professores no preparo e na execução da dinâmica.

Outubro: Halloween

Realizado na última semana de outubro, o Halloween FourC é um evento de envolvimento e diversão para todos: crianças, funcionários e pais. As atividades estão relacionadas com as sensações e sentidos e desenvolvem a capacidade de superação de seus medos.

CIÊNCIAS, QUÍMICA, FÍSICA, ARTES, MÚSICA, são conhecimentos diversos, mas, no Halloween FourC, viram assuntos para elaborar experimentos de curiosidade com uma dose de superação dos medos. Os alunos preparam desafios para seus colegas, de acordo com os assuntos que eles estão estudando. Criam salas ambientes, salas temáticas para experimentar diferentes sensações e conhecer mais.

Além dos estudos, também têm um pouco de susto com um “Túnel do Terror”, especialmente feito pelos professores para os alunos e os pais. Os pais são envolvidos e participam das atividades no dia, apoiando a experiência e se envolvendo nas atividades que os alunos prepararam. Todos têm uma oportunidade de suspense e diversão, demonstrando que nossos medos podem ser superados, nossos limites podem ser testados e, com isso, ficamos cada vez mais seguros para alcançar novas etapas.

Todos os alunos e os funcionários se fantasiam.

Contrariamente ao que entendemos, as fantasias usadas nesta data são bem variadas e coloridas. As crianças se fantasiam de bichos, personagens de histórias, personagens de filmes clássicos, desenhos animados etc. Segundo a tradição, se as pessoas estiverem fantasiadas, passarão despercebidas pelas “bruxas” e pelos “fantasmas”. Participar do Halloween é o exercício de se deixar ficar engraçado, de vez em quando, e de se sentir desafiado a superar os seus medos.

Novembro: Dia da Gratidão e da Amizade

Este evento celebra duas datas importantes: o aniversário da Escola (20 de novembro de 2008) e o Dia da Amizade. É agendado numa sexta próxima ao dia 20 de novembro.

A comemoração se baseia em troca de cartões de amizade e de agradecimento entre os alunos, os professores, os funcionários e os pais da FourC. Todos fazem cartões para todos. No dia, a partir de um determinado horário, as crianças trocam cartões livremente, colocando nas “caixas postais” as mensagens que confeccionaram.

Dezembro: Festa de Encerramento

A festa de encerramento tem o objetivo de celebrar o ano letivo num congraçamento de toda a comunidade. As crianças apresentam o que aprenderam durante o ano, aquilo que foi significativo e relevante. Escolhem o que apresentar e organizam todo o número. Antes disso, a Escola é preparada para a exposição dos trabalhos escolares. Todos os professores e alunos são responsáveis pela organização da festa e da exposição. As portas se abrem às 17h para a exposição e, às 18h30, a apresentação geral começa.NESTE DIA NÃO HÁ AULA NA ESCOLA, NO HORÁRIO REGULAR.