Bilinguismo

A FourC é uma escola bilíngue de Ensino Infantil e Fundamental que propõe um aprendizado efetivo e dinâmico para formar o cidadão do futuro.

É uma escola brasileira bilíngue e segue a estrutura curricular estipulada pelo MEC. A unidade de ensino tem como base importantes pilares educacionais para a boa formação do homem: Colaboração, Cidadania, Pensamento Crítico e Cultura, os quatro “cês” que dão nome à FourC.

Na FourC, o bilinguismo é considerado mais um instrumento de aprendizagem para que o aluno possa ter mais acesso à informação e, dessa forma,  ser uma pessoa global, ou seja, que desenvolva seu pensamento crítico e possa  ser  o protagonista de suas escolhas. Contudo, ainda surgem muitas dúvidas de como é o ensino em uma escola bilíngue. Assim, confira a proposta da FourC em relação ao bilinguismo , MAS O MAIS IMPORTANTE É QUE VOCÊ VENHA VISITAR A ESCOLA. Para isso há um espaço disponível no site para agendamentos. Estamos aguardando a sua visita!

1. COMO FUNCIONA O ENSINO BILÍNGUE?

O aprendizado de uma língua não acontece de forma descontextualizada. Portanto, é importante que a criança possa vivenciar a língua, utilizando-a. Uma escola bilíngue trabalha o conteúdo acadêmico em duas línguas, sendo assim, necessita de profissionais qualificados, no conteúdo, na língua e na metodologia. As aulas devem ser planejadas para que os alunos explorem e utilizem as quatro habilidades da língua (ouvir, falar, ler e escrever) e que aprendam o conteúdo acadêmico esperado. Por isso, há uma grande exigência e dedicação desses profissionais para planejamento e avaliação do desenvolvimento de cada aluno. Buscamos o aperfeiçoamento das habilidades básicas de comunicação, como também das habilidades de discussões de alto nível acadêmico.

2. COMO AS CRIANÇAS REAGEM AO ENSINO BILÍNGUE?

A opção por uma educação bilíngue na FourC oferece às crianças o ensino da língua portuguesa e da língua inglesa. As crianças são recebidas com muito entusiasmo e se envolvem facilmente nas explorações e nas descobertas propostas pela FourC. A língua inglesa pode ser motivo de estranhamento nas primeiras semanas, mas logo as crianças se acostumam e realmente acaba sendo natural para elas, pois criamos um ambiente cheio de motivação e suporte visual, gestual e lúdico para envolvê-las num mundo contextualizado. Isso chama-se IMERSÃO na língua. Assim, a língua inglesa é usada dentro do contexto escolar, de forma significativa e por isso, convidativa, o que colabora para que elas queiram se comunicar e aprender cada vez mais.

3. O ENSINO BILÍNGUE É NECESSÁRIO ATÉ MESMO NOS PRIMEIROS ANOS DE VIDA?

Pais são sempre preocupados com a formação de seus filhos e há ainda falta de conhecimento sobre o assunto. Por exemplo, alguns pais têm resistência em acreditar na necessidade de investir no ensino de uma segunda língua para crianças pequenas. No entanto, nos dias de hoje, sabemos que, além dos primeiros anos de vida serem fundamentais para o aprendizado de línguas, as janelas de oportunidades para a aprendizagem está mais aberta até os seis anos de idade. Depois disso, o aprendizado torna-se cada vez mais difícil. O aprendizado de outra língua, na infância, possibilita o fortalecimento das estruturas linguísticas, favorece o desenvolvimento cognitivo e alarga os horizontes mentais, ampliando o pensamento criativo, além de permitir um acesso maior à comunicação.

4. O ENSINO BILÍNGUE PODE ATRAPALHAR O DESENVOLVIMENTO DA LÍNGUA PORTUGUESA?

A criança que é educada de forma bilíngue está constantemente fazendo transferências e comparações entre as duas línguas, o que colabora no desenvolvimento de ambas, já que há uma constante reflexão metalinguística. Pesquisas têm mostrado que não há interferência negativa no aprendizado concomitante de duas línguas. As crianças utilizam os instrumentos que têm para se comunicar, podendo escolher usar uma língua ou outra, o que pode ser uma vantagem na comunicação.

5. POR QUE O HORÁRIO NA FOURC É MAIS EXTENSO DO QUE NAS OUTRAS ESCOLAS?

A Escola bilíngue precisa ser integral para proporcionar o tempo necessário, criando um ambiente de imersão. O tempo dedicado à segunda língua é importante. É necessário proporcionar momentos distintos para que a criança seja exposta a cada língua. Na FourC, 80% do tempo das crianças até 6 anos são dedicados à língua inglesa, já que, na sociedade, elas têm contato com a língua portuguesa diariamente. Incentivamos nossos pais a falarem português com nossas crianças para darem o modelo necessário. A partir do primeiro ano do Ensino Fundamental, 60% do tempo das crianças acontecem em português e 40% em inglês, o que nos proporciona cerca de 3 horas diárias em inglês, discutindo assuntos acadêmicos, cotidianos e de interesse dos alunos.

Confira na tabela abaixo o tempo dedicado ao ensino da língua inglesa nos diferentes ciclos:

CICLO INFANTIL
Ciclo Infantil I – crianças de 1,5 (um ano e meio a 2,5 (dois anos e meio) 80%de língua portuguesa e 20% de língua inglesa
Ciclo infantil II – crianças de 3 a 5 anos 20%de língua portuguesa e 80% de língua inglesa
CICLO PRIMÁRIO
Ciclo Primário I – crianças de 6, 7 e 8 anos 60% de língua portuguesa e 40% de língua inglesa
Ciclo Primário II – crianças de 9 e 10 anos 60% de língua portuguesa e 40% de língua inglesa
CICLO FUNDAMENTAL II
6°, 7°, 8° e 9°ano. 60% de língua portuguesa e 40% de língua inglesa